Prefeitura proíbe ambulantes no carnaval de Poços de Caldas
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013Os vendedores ambulantes de Poços de Caldas, no Estado de Minas Gerais, que esperavam ganhar um dinheiro extra durante o carnaval foram surpreendidos com uma decisão da prefeitura, que proibiu o comércio informal durante os dias de folia na cidade.
O secretário de Serviços Públicos, José Muniz Alves, explica que a decisão foi embasada no Código Municipal de Posturas. “Como as atividades aumentam nos dias de carnaval, os fiscais serão mais rigorosos. Vamos verificar os locais onde são realizados eventos na cidade de Poços de Caldas e há maior concentração de pessoas”, disse.
De acordo com ele, os ambulantes que estiverem vendendo qualquer tipo de mercadoria terão os produtos apreendidos. As mercadorias serão levadas para a Secretaria de Serviços Públicos e poderão ser retiradas a partir das 12h de quarta-feira, após o carnaval. O ambulante será multado em R$ 288, conforme a legislação.
A determinação, no entanto, desagradou quem sobrevive do comércio informal. “Eu quero trabalhar. Há 32 anos eu garanto o sustento da minha família com a venda informal de espetinhos e é em épocas como o carnaval que eu consigo bons negócios”, disse a vendedora ambulante Sueli de Fátima do Nascimento.
Por outro lado, os donos de estabelecimentos da cidade comemoram a decisão, como é o caso de João Justo, dono de uma lanchonete na Avenida Francisco Salles, onde são realizados os desfiles. “Nos últimos anos eu vi o número de ambulantes crescer muito e acho que este tipo de concorrência prejudica as vendas. Acho que a decisão foi boa para nós, que pagamos impostos”, destacou.
Fonte: G1