Caminhão Museu Sentimentos da Terra estaciona em Poços de Caldas
sexta-feira, 31 de maio de 2013O Caminhão Museu “Sentimentos da Terra”, que conta a história dos movimentos de luta pela terra do Brasil, estacionou nesta semana em Poços de Caldas (Estado de MG). O projeto conta com diversos ambientes que abrigam uma exposições interativas, apresentações artísticas e uma biblioteca especializada, com livros e muita informação.
O projeto é realizado em parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. No museu na cidade de Poços de Caldas são apresentados 11 videodocumentários com conteúdo histórico pesquisado pelo Projeto República da UFMG. Os vídeos são narrados por importantes nomes da cultura brasileira: Caio Blat, Chico Buarque, Dira Paes, Gilberto Gil, José Wilker, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Maria Bethânia, Regina Casé, Vera Holtz e Wagner Moura.
A Exposição Vira-Vira retoma o percurso histórico de oito personagens emblemáticos dos conflitos no Brasil rural: Visconde do Uruguai, Antônio Silvino, Elizabeth Teixeira, Dom Pedro Casaldáliga, Chico Mendes, Sepé Tiaraju, Leonel Brizola e Euclides da Cunha. Na Tenda para Caracterização, os visitantes poderão ser fotografados em cenários elaborados a partir do universo rural, com figurinos próprios aos personagens ligados à questão da terra.
Serviço
Essas e outras atrações podem ser conferidas até o domingo (2) no Parque José Affonso Junqueira, em guia Poços de Caldas. O caminhão fica aberto para visitação das 10h às 18h. A entrada é gratuita, e visitas de grupos devem ser agendadas pela Secretaria de Educação da cidade.
Fonte: G1