Qualidade da água é monitorada em represas de Poços de Caldas
quarta-feira, 12 de junho de 2013O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Poços de Caldas (MG) realiza um monitoramento da qualidade de água nas represas da cidade. Na represa do Bortolan, foi detectada a existência de coliformes fecais, mas segundo o departamento, o mapeamento feito mostra que 75% dos pontos em que a água foi coletada estão favoráveis.
Após os resultados, o Dmae pretende informar à população sobre as condições para banho, recreação ou pesca na represa com fixação de placas.
De acordo com Gilson Souza Lopes, técnico de Meio Ambiente do Dmae, as coletas são feitas semanalmente. “Coletamos de acordo com a sazonalidade, e quando chove, os níveis são maiores do que quando o tempo está seco, mas no geral os resultados estão bons e a qualidade encontrada nos deixa mais tranquilos”, disse.
Os testes feitos por técnicos da autarquia checam o nível de oxigênio dissolvido e a temperatura da água, como também a contagem bacteriológica e de coliformes tolerantes. A coleta das amostras é feita em barcos, com apoio da Guarda Verde.
Fonte: G1