Jornada do Patrimônio Cultural promove diversas ações em Poços de Caldas
terça-feira, 24 de setembro de 2013Os eventos integrantes da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural prosseguem na próxima semana com teatro, palestras e um passeio ciclístico pelos atrativos patrimoniais da cidade, no domingo, 29. Poços de Caldas participa pela terceira vez da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que são ações simultâneas, promovidas em todo o estado com o objetivo de promover o patrimônio cultural de Minas Gerais. A coordenação é do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e, em nível local, pelo Departamento de Cultura da Prefeitura.
A abertura oficial aconteceu no último dia 6 , com o show ‘Cânticos Negros’, da cantora Jesuane Salvador, homenageando os orixás, os congados , e grandes compositores mineiros. Nesta segunda fase da programação, o primeiro evento é o projeto “Além da Lenda” , que apresenta um resgate das lendas de Poços de Caldas. Com atores vestidos com figurinos de época, conta histórias baseadas nos livros da historiadora Nilza Botelho Megale e do escritor Jurandir Ferreira, e são uma verdadeira viagem ao folclore sulfuroso. As lendas abordadas vão do fantasma da Urca, passando pela origem do nome da Fonte Pedro Botelho e pelo antigo cemitério,onde hoje está erguida a Igreja Matriz. O “Além da Lenda” é encenado por atores da Cia Garatuja de Artes e foi apresentado no Julhofest.
Entre as atividades da Jornada do Patrimônio Histórico em Poços de Caldas, a comemoração dos 50 anos do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, no dia 26, resgata a importância histórica do centro . Uma roda de conversa marca o cinqüentenário, refletindo sobre a contribuição cultural da instituição. A roda de conversa acontece na Biblioteca Centenário, localizada na Urca, a partir das 19h.
A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural recebeu, em 2010, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como a melhor iniciativa de divulgação do patrimônio cultural brasileiro.
Confira a programação:
DIA 24 de SETEMBRO (Terça-Feira)
LOCAL: URCA/TEATRO BENIGNO GAIGA (Classificação Livre/Entrada Franca)
14h00 – Além da Lenda – Dell’Arte Companhia Teatral
Espetáculo teatral através de contação de histórias resgatando as lendas de Poços de Caldas, citadas no livro Memórias Históricas de Poços de Caldas. Um tributo cultural à saudosa Nilza Botelho Megale. Uma viagem ao patrimônio de Poços e ao folclore sulfuroso.
DIA 26 de SETEMBRO (Quinta-Feira)
LOCAL: URCA/BIBLIOTECA CENTENÁRIO
19h00 – 50 ANOS do Centro Cultural Afro-Brasileiro CHICO REI
Roda de conversa sobre a contribuição cultural, patrimonial e histórica da instituição.
DIA 27 de SETEMBRO (Sexta-Feira)
LOCAL: MUSEU HISTÓRICO E GEOGRAFICO – 7ª Primavera dos Museus
19h00 – Palestra – O sabor africano – Profª Maria José de Souza (Tita)
Palestra com degustação de comida típica africana.
20h30 – O Maracatu do Grupo Congo de Ouro
O Maracatu, conhecido como “baque virado” teve origem nas congadas e cerimônias sincretizadas de coroação de reis e rainhas do povo negro. A riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira são apresentadas na Praça do Museu pelo Congo de Ouro.
DIA 28 de SETEMBRO (Sábado)
LOCAL: URCA/TEATRO BENIGNO GAIGA (Classificação Livre/Entrada Franca)
20h00 – Espetáculo “O Malefício da Mariposa” – Ave Lola Espaço de Criação – Curitiba/PR
Programa Palco Giratório/ Rede Sesc de Intercâmbio de Difusão de Artes Cênicas.
DIA 29 de SETEMBRO (Domingo)
LOCAL: PARQUE JOSÉ AFONSO JUNQUEIRA
08h30 – Ciclo Sesc – Passeio Ciclístico pelos atrativos patrimoniais de Poços de Caldas.
De 6 a 29 de Setembro –
Exposição Fotográfica – Valei-me São Benedito- com fotos de Jesuane Salvador
Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas