Capivaras invadem área urbana em Poços de Caldas
sexta-feira, 8 de março de 2013Às margens de rios e ribeirões, as capivaras já se tornaram uma visão comum em Poços de Caldas (MG). Em grupos, elas percorrem quase toda Avenida João Pinheiro, que liga o Centro da cidade à Zona Oeste e despertam interesse e curiosidade para quem as vê. No entanto, embora pareçam inofensivas, as capivaras são os maiores roedores do mundo, com cerca de 80 quilos e podem trazer doenças, como a febre maculosa.
Os animais saem do habitat natural e percorrem as margens do rio até o Centro da cidade em busca de alimento e longe de predadores naturais, a população de capivaras já aumentou. A caça também é proibida, o que favorece ainda mais o aparecimento delas em áreas urbanas.
Contudo, há quem desaprove a presença dos bichos, como a comerciante Sueli Catto, dona de uma bar na cidade de Poços de Caldas às margens da Represa Bortolan. “Eu não gosto delas por aqui, mas tive que aprender a conviver e me acostumar com a situação”, disse.
De acordo com o guarda verde, José Henrique Cunha Santos, a tendência é que os bichos se aproximem ainda mais da população. “O que acontece é que a cidade invadiu a mata e não o contrário. Os animais perderam o espaço que tinham e a falta de alimento os obriga a sair e buscar e isso acontece mais perto do Centro”, comentou.
Fonte: G1