Escolas rurais terão educação integral em Poços de Caldas
segunda-feira, 11 de março de 2013O Ministério da Educação confirmou a adesão de quatro escolas rurais do município no Programa Mais Educação, iniciativa que visa viabilizar a ampliação da jornada escolar através da educação integral. Cerca de 350 alunos da zona rural serão beneficiados.
Dentro do programa serão oferecidas atividades em diferentes áreas, como acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, entre outras, de acordo com o projeto político pedagógico da escola. Para o desenvolvimento dessas atividades, as escolas na cidade de Poços de Caldas vão receber recursos diretamente do governo federal.
O programa já acontece em quatro escolas da zona urbana. O Caic foi o pioneiro, desenvolvendo oficinas educativas desde o início de 2011. “Os resultados no Caic já são visíveis. Houve diminuição de repetência e abandono, a qualidade do ensino aumentou, as mães estão mais tranquilas, pois sabem que seus filhos estão na escola aprendendo”, disse a professora comunitária do Programa Mais Educação de Poços de Caldas, Fabiana de Lima.
Nessa nova adesão, serão beneficiadas as escolas municipais Lúcia Sacoman Junqueira (Fazenda Aparecida), José Avelino de Melo (Fazenda Lambari), Carmélia de Castro (Fazenda Souza Lima) e Raphael Sanches (Fazenda Boa Vista).
A diretora da escola Lúcia Sacoman, Silmara Almeida da Silva, comemora a implantação de novas atividades para os alunos. “Temos muitas expectativas. As crianças não têm muitas oportunidades de conhecer algo novo, nem muitas opções de lazer. Na escola, haverá judô, teatro e expressão corporal, canteiro sustentável e acompanhamento pedagógico, além de outras oficinas que ainda estão sendo analisadas”, disse.
Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas